Como Instalar Energia Solar – Vídeo Prático

Guia de instalação do painel solar: o processo de 5 etapas

Mais de um milhão de casas já usam Energia Solar no Brasil, e muitos outros proprietários estão considerando a instalação de energia solar.

Se você está no mercado de energia solar, provavelmente quer saber o que realmente acontece durante a instalação de um painel solar.
Há cinco grandes etapas que precisam acontecer depois que você assina seu contrato solar antes que os painéis solares em seu telhado possam realmente alimentar sua casa, e muito dela está nos bastidores.
Para mostrar o que você pode esperar, descrevemos um guia simples de cinco etapas para o processo típico de instalação solar.

O custo da energia solar está caindo em todo o país.
É sempre bom começar com uma visão geral ampla. Comece assistindo o vídeo do canal Energia com Café, que dão diversas dicas de Como Instalar Energia Solar e quanto você pode economizar.

 

como instalar energia solar
como instalar energia solar

 

Como instalar painéis solares passo a passo:

O que está envolvido no processo de instalação do painel solar?

Instalar painéis solares não acontece durante a noite – há um processo para o que precisa acontecer para preparar seus painéis para começar a alimentar sua casa.

No geral, a partir do dia em que você assina o contrato com o instalador, normalmente demora de um a três meses para que os painéis solares sejam conectados à rede e produzam energia para sua casa.

Nós descrevemos o guia de Como Instalar Energia Solar em cinco etapas abaixo:

1. Visita ao local de engenharia: o primeiro passo para você entender Como será Instalar Energia Solar

Depois de assinar seu contrato de energia solar (seja um contrato de arrendamento, empréstimo, compra em dinheiro ou contrato de compra de energia), um engenheiro passará pela sua propriedade para avaliar o status elétrico de sua casa e garantir que tudo seja compatível com seu novo sistema de energia.
Esse engenheiro normalmente trabalha diretamente com o instalador, mas também pode ser um provedor independente contratado pelo instalador.
Você pode esperar que a visita ao local da engenharia ocorra logo após a assinatura do seu instalador.

Durante a visita, o engenheiro avaliará a condição do seu telhado para garantir que ele seja estruturalmente sólido. Ele também verá seu painel elétrico – a caixa cinza em seu porão – para ver se você precisará atualizá-lo.
Se você ouvir de um instalador que eles precisam para atualizar o painel elétrico, isso significa que seus novos painéis solares exigirão mais amplificadores de corrente e que a capacidade de amperagem de sua caixa elétrica precisará aumentar.

Deve-se notar que esta visita do engenheiro é diferente de uma visita geral ao local, quando um instalador avalia sua propriedade para considerar o tamanho do sistema, tipo de telhado, ângulo do telhado, sombreamento, etc. antes de qualquer contrato ser assinado.
Além disso, embora um engenheiro venha normalmente, em alguns casos, o instalador pode tirar fotos da propriedade e realizar suas próprias medições do telhado, e o engenheiro ficará bem em assinar sem fazer sua própria visita.

 

como instalar energia solar
como instalar energia solar

 

2. Licenças e documentos para Instalar Energia Solar:

A documentação logística necessária para a instalação do seu painel solar
Como acontece com qualquer grande decisão financeira, a instalação de painéis solares envolve muita papelada. Felizmente, a maior parte desta documentação é tratada pelo instalador – independentemente, é sempre uma boa ideia saber o que se passa nos bastidores da sua instalação solar.

Além de solicitar incentivos, você precisará preencher outros documentos, como licenças de construção. Essas autorizações são específicas para onde você mora.

Por exemplo, certos estados exigem que um telhado tenha três metros de espaço livre ao redor dos painéis solares, enquanto outras áreas dos Brasil permitirão que você instale painéis em toda a superfície do telhado.
Seu instalador saberá as restrições e os requisitos dos estados nos quais opera e poderá ajudá-lo a descobrir quais licenças você precisa – em muitos casos, o instalador preencherá essa documentação para você.

O período de tempo para esta etapa depende principalmente do tempo que o instalador leva para concluir e enviar tudo. Se você está ansioso para ter seu sistema de painel instalado e funcionando imediatamente, apenas certifique-se de fazer um acompanhamento com seu instalador para verificar o progresso de sua papelada.

3. Encomenda de equipamentos para Instalar Energia Solar no seu imóvel:

Escolha dos painéis e inversores e agendamento da instalação do seu painel solar
Agora que você está configurado com a documentação apropriada, seu instalador estará pronto para fazer um pedido de equipamento através de seu distribuidor principal.

Neste ponto, você já terá decidido sobre o equipamento que seu sistema incluirá – essa decisão ocorre antes do sinal do contrato.

No entanto, se você está procurando conselhos sobre a seleção de equipamentos, aqui estão algumas coisas a considerar.
Os dois componentes principais que você precisará avaliar para o seu sistema são painéis solares e inversores. Seu instalador provavelmente recomendará uma marca específica para cada uma delas e, além disso, oferecerá algumas alternativas.
Durabilidade, eficiência e estética são os principais fatores que a maioria dos proprietários usará para comparar as várias marcas (além do preço).

Como escolher o equipamento certo:

Para ter certeza de que você escolheu o equipamento certo para o seu sistema, gaste algum tempo pesquisando microinversores versus inversores de string versus otimizadores de energia e veja os painéis solares mais bem avaliados no mercado.
Avaliar suas opções de equipamentos pode ajudá-lo a se sentir preparado para o estágio de pedido e envio do processo de instalação do painel solar.

Uma vez que o processo de pedido do equipamento estiver concluído, sua propriedade será adicionada à fila do seu instalador. Seu equipamento (painéis e inversores) provavelmente chegará no dia da sua instalação, o que pode acontecer sempre que sua documentação for aprovada (geralmente dentro de um a dois meses).
O tempo até a instalação também depende de quantos projetos seu instalador tem em sua fila. Se possível, tente fazer sua instalação solar no inverno, quando as empresas de energia solar não estão tão ocupadas.

 

como instalar energia solar
como instalar energia solar

 

4. Instalação do painel solar: o grande dia

A instalação real é um dia emocionante para todos os proprietários de casas solares. Seu instalador solar começará preparando seu telhado e certificando-se de que as telhas ou telhas estão corretamente conectadas.
Em seguida, eles colocam na fiação elétrica que irá se conectar ao seu painel elétrico e sistema de energia geral.

Depois que a fiação elétrica estiver completa, eles instalarão o racking para apoiar os painéis (esta é a única peça de equipamento que será realmente conectada ao seu telhado).

Uma vez que a estante esteja nivelada e segura, os painéis são colocados na estante.
Finalmente, o (s) inversor (es) estão conectados aos painéis para converter energia de corrente contínua (CC) na energia de corrente alternada (CA) usada em residências e na rede elétrica.

A linha do tempo para a instalação varia de um a três dias, dependendo completamente do tamanho do sistema que você está instalando.

Um fator adicional que pode adicionar tempo ao seu processo de instalação é colocar um medidor de energia para medição líquida.
Se o instalador precisar adicionar um medidor de energia, isso adicionará algumas horas à sua instalação do painel solar.

5. Aprovação e interconexão

O passo final da mudança solar é “inverter o interruptor”, por assim dizer, e começar oficialmente a gerar energia a partir do seu telhado. Antes de conectar seus painéis solares à rede elétrica, um representante do governo da cidade precisará inspecionar o sistema e dar a aprovação.

Durante esta inspeção, o representante estará essencialmente verificando novamente o trabalho do seu instalador.
Ele ou ela verificará se a fiação elétrica foi feita corretamente, se a montagem foi segura e firme e a instalação geral atende aos códigos elétricos padrão e de recuo do teto.

Após essa inspeção local, você estará pronto para a interconexão oficial da rede . Um representante de sua empresa de eletricidade virá para fazer sua própria avaliação final do sistema de painéis solares.

Contanto que não haja problemas gritantes, seus painéis entrarão no ar no momento em que “dar a aprovação” e conectar o sistema à rede.
Você pode esperar duas semanas a um mês para que a aprovação da cidade e a aprovação da concessionária ocorram e que a interconexão seja ativada.

Este é o processo de Como Instalar Energia Solar! Não é complicado, o quanto antes você der início melhor!

 

como instalar energia solar
como instalar energia solar

 

E se você quer ser Instalador de Sistemas geradores de energia fotostáticos indico o curso “Energia Solar – Instalador de Alta Performance!”

Curso completo que te ajudará em todas as etapas de Como Instalar Energia Solar dos seus clientes!

Agora que você já leu este artigo que mostra Como Instalar Energia Solar vida o vídeo de demonstração de uma das etapas:

Vídeo: Como Instalar Energia Solar:

como instalar energia solar - vídeo prático
como instalar energia solar – vídeo prático

 

Confira também:
Porque o Sistema Solar é Fácil de Instalar

Energia solar cresce 169% em três cidades do interior paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *