Como escolher um instalador solar para o seu imóvel

Escolher um instalador solar pode ser a parte mais desafiadora do seu processo de compra de um sistema gerador de energia solar.

Embora o equipamento solar possa ser classificado por especificação de produto e as opções de financiamento tenham custos e benefícios que possam ser calculados e comparados com premissas consistentes, as revisões da empresa solar com métricas padrão são difíceis de encontrar.

A boa notícia é que existem muitos instaladores solares com pessoal bem treinado e experiente. Solicite várias cotações de instaladores solares. Em seguida, use as dicas a seguir para entender como escolher um instalador solar.

 

 

O que procurar em um instalador solar

Qualquer instalador que você considere ao conduzir revisões de empresas de energia solar deve atender a algumas características básicas:

Perícia

Seu instalador deve ter experiência na instalação de sistemas de energia solar. O padrão-ouro é a Certificação Profissional de Instalação Fotovoltaica Solar.

As empresas de energia solar devem ter um profissional certificado para garantir a qualidade de cada sistema que a empresa instala e, idealmente, deve haver um profissional certificado em cada equipe.

Alguns instaladores que trabalham na indústria solar desde antes da criação dos certificados. No entanto, os instaladores sem a certificação precisarão demonstrar que possuem experiência significativa. Verifique as revisões da empresa solar especialmente para aqueles sem essa certificação.

Licenças e seguros

Os instaladores solares devem ter todas as licenças comerciais e apólices de seguro necessárias, que variam de acordo com a jurisdição local e ocasionalmente local.

As licenças comerciais típicas para instaladores solares incluem licenças para contratação geral, eletricista, melhorias residenciais ou contratação de desempenho residencial. No mínimo, os instaladores também devem ter seguro de responsabilidade civil geral.

Histórico e experiência

Energia Solar é uma indústria em crescimento que atrai profissionais de diversas origens. Empreiteiros que já se concentraram em outros tipos de projetos estão ampliando sua prática em instalação solar.

Ao realizar revisões solares , certifique-se de que seu instalador tenha um histórico solar estabelecido. Um provedor solar deve ser capaz de discutir e mostrar os sistemas instalados para clientes anteriores.

Reputação no mercado

As avaliações da empresa solar de clientes anteriores são ótimas para avaliar instaladores, mas podem ser enganosas. É improvável que os clientes que fornecem classificações e avaliações sejam uma amostra representativa relevante para você.

No entanto, classificações e resenhas podem fornecer uma verificação do mau comportamento – um padrão de reclamações de clientes é provavelmente uma indicação de que você deve trabalhar com um instalador diferente.

 

Faça orçamentos com vários instaladores solares se na sua região tiver

Ao receber um projeto de instalação de painel fotovoltaico para a geração de energia que atenda às suas expectativas e desejos, verifique se o pagamento pode ser conciliado às etapas de execução ou mesmo realizado sob a forma de consórcio.

Trata-se de uma medida preventiva. A maioria dos profissionais do setor de construção recomendam fazer os pagamentos conforme o avanço da obra, jamais antecipadamente. Sempre coloque os requisitos na balança e analise suas expectativas.

Uma vez concluído o processo de aquisição e instalação do sistema, têm início os trâmites para a interligação com a concessionária de energia. O prazo para conectá-los à rede distribuidora varia de região para região. Em média, isso leva um mês.

Identifique no contrato a existência de uma cláusula em que a empresa de energia solar se responsabilize pelos danos ao imóvel, caso eles ocorram durante a instalação.

Assim, o custo é assumido por ela e os reparos não sairão do seu bolso.

 

Por fim, peça uma simulação personalizada da economia de energia

Um dos maiores benefícios do investimento em um sistema de energia solar é ter economia nas futuras contas de energia elétrica.

Um instalador solar deve fazer um estudo do local de instalação, observando detalhes como o tipo de telhado, as sombras, a inclinação, a orientação das placas, entre outros.

Todos esses indicativos podem fazer uma diferença grande na economia ao final do mês e também no nível de geração de energia pelo sistema.

Exija um levantamento de todos os dados e valores referentes à sua economia. Entenda que isso não é uma tarefa fácil: a complexidade dessa simulação faz com que os instaladores que oferecem tal diferencial se destaquem muito mais.

 

 

O que distingue o melhor instalador solar?

Depois de garantir os padrões acima, a questão é como escolher um instalador solar quando você tem várias boas opções. Os melhores instaladores solares possuem três qualidades:

Garantias de mão de obra

As garantias de mão de obra são específicas para o trabalho de projetar e construir o sistema de energia solar, e geralmente variam de 1 a 10 anos.

Embora às vezes você possa adquirir um contrato separado para a operação e a manutenção do seu sistema de painel solar, na maioria dos casos, é melhor pagar por uma instalação de um instalador qualificado com uma garantia de mão-de-obra sólida.

Uso seletivo de subcontratados e supervisão eficaz

Os instaladores solares às vezes dependem de subcontratados para executar tarefas específicas durante uma instalação.

Os melhores instaladores são transparentes sobre como e por que usam subcontratantes e usam supervisão eficaz sempre que subcontratantes estão envolvidos.

Quando um subcontratado traz um conhecimento específico ou tem uma relação de longa data com o instalador, esses arranjos podem funcionar muito bem.

Desconfie de qualquer empresa de energia solar que subcontrate todo o seu trabalho ou apresente um contrato com uma empresa com um nome diferente. É importante saber quem exatamente estará por trás de sua instalação.

Conselheiro de confiança no design do sistema de energia

Instalar um sistema de energia solar é um investimento significativo em sua casa e você deve ter um relacionamento forte e confiante com seu instalador.

Os melhores instaladores trabalharão com você para entender como a energia solar se encaixa no sistema de energia de sua casa ou empresa.

Além disso, instaladores superiores são guias e consultores.

Seu instalador solar deve ser alguém com quem você deseja fazer negócios, bem como um profissional com a competência que você espera.

 

 

Conforme foi detalhado nos fatores anteriores, para escolher a empresa ou profissional que irá se responsabilizar pelo seu projeto, dentre as diversas opções de energia solar existentes no mercado, é preciso ficar atento a qualidade do que é oferecido, tanto dos equipamentos quanto do projeto e dos serviços a serem executados.

A análise das experiências de outros clientes também pode ter importante influência nessa decisão.

Agora você já sabe como escolher a empresa de energia solar que vai realizar o seu projeto.

Aproveite os ótimos incentivos, como financiamentos de longo prazo e consórcios, que fazem com que cada vez mais brasileiros queiram utilizar a Energia Solar.

 

Curso instalador solar de alta performance

Para você que sonha com seu próprio negócio talvez o mercado de energia solar seja para você!

O investimento inicial é muito baixo e o aprendizado para você se tornar um instalador solar não demora! Mesmo você não sendo eletricista!

Com o curso Energia Solar – Instalador de Alta Performance em poucos dias você estará pronto para realizar a sua primeira instalação!

 

 

Veja quanto ganha um instalador solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *